Programa de Nomeação Provincial (PNP)
A maioria das províncias e territórios canadenses criaram seus próprios Programas de Nomeação (PNP), em conjunto com o governo federal canadense, para trabalhadores estrangeiros qualificados que queiram imigrar para o Canadá. As províncias e territórios canadenses que participam do PNP são:Alberta, British Columbia, Manitoba, New Brunswick, Newfoundland & Labrador, Northwest Territories, Nova Scotia, Ontario, Prince Edward Island, Saskatchewan e Yukon. Vale ressaltar que a província de Quebec, que possui o francês como idioma principal, não faz parte deste programa, porém possui o seu próprio Programa para Profissionais Qualificados, destinado a estrangeiros com qualificação e que queiram imigrar para o Canadá e viver em Quebec. Assim, se você deseja morar e trabalhar em alguma das províncias ou territórios participantes do programa, você poderá realizar sua inscrição no Programa de Nomeação Provincial(PNP)!
Procedimentos
Cada província ou território canadense que participa do PNP desenvolve seus próprios critérios de elegibilidade a fim de selecionar os estrangeiros com qualificação, competências, domínio de Inglês ou Francês e outras habilidades e características necessárias nas suas respectivas regiões do Canadá. Embora cada província ou território canadense que participa do PNP desenvolva seus próprios critérios, em geral todos seguem o mesmo processo, dividido em duas etapas.
Primeiramente, o estrangeiro qualificado envia sua inscrição do Programa de Nomeação Provincial (PNP) para a província ou território canadense específico no qual gostaria de viver e trabalhar. Dependendo da área de atuação e das regras do programa estabelecidas pela província ou território, o candidato poderá precisar comprovar a proficiência em Inglês e/ou Francês através de um teste autorizado, como o IELTS (para inglês) ou o TEF (para Francês). Se as autoridades do governo da província ou território acreditarem que o candidato atende aos critérios de elegibilidade e tem verdadeiro interesse em viver na respectiva região do Canadá, será emitido ao candidato o Certificado de Nomeação Provincial.
Posteriormente, os candidatos que recebam o Certificado de Nomeação Provincial poderão inscrever-se junto ao governo federal canadense para um visto de residência permanente no Canadá. Durante esta etapa final do programa, o estrangeiro qualificado deverá atender a requisitos adicionais de elegibilidade estabelecidos pelo governo federal do Canadá antes de ser aprovado para o visto de residência permanente e receber a autorização para mudar para o Canadá. Por exemplo, será solicitado ao candidato que forneça os documentação válida a comprovar: requisitos de saúde e boa conduta, condições financeiras adequadas para manter-se após mudar para o Canadá, além de pagar as taxas ao governo federal. Após atender com sucesso a todos os requisitos do Programa Provincial de Nomeação (PNP), o estrangeiro qualificado e seus familiares elegíveis irão receber o visto de residência permanente do Canadá e a permissão para viver e trabalhar na província escolhida. Quando um estrangeiro com visto de residência permanente mora no Canadá por ao menos quatro em um período de seis anos, e atende a outros critérios, também está apto a requerer a cidadania canadense!
Para saber se você é apto a qualificar-se ao sistema de Entrada Expressa através do Programa de Nomeação Provincial (PNP) (ou qualquer outro programa de imigração canadense), clique aqui!