Home | Programas de Visto | Express Entry

Entrada Expressa no Canadá

Buscando suprir a crescente demanda por profissionais de alta qualificação nos negócios canadenses, o governo do Canadá criou um novo sistema de imigração chamado “Entrada Expressa” (Express Entry). O principal objetivo do programa é possibilitar uma seleção mais efetiva de profissionais estrangeiros com qualificação, cujas características permitam prioridade na imigração ao Canadá para ocuparem vagas de trabalho o mais rapidamente possível. Se você atende aos requisitos de elegibilidade dos programas de imigração Canadense em que se aplica o sistema de Entrada Expressa, você e sua família podem estar aptos a iniciar uma nova vida repleta de oportunidades no Canadá!

 

Programas de Imigração Econômica

Profissionais estrangeiros com qualificação e que atendam aos critérios de elegibilidade de algum dos programas de “imigração econômica” abaixo, estão aptos a requerer a Entrada Expressa no Canadá:

 

  • Programa Federal de Profissionais Qualificados (FSWP – Federal Skilled Workers Program)
  • Programa Federal de Profissionais Técnicos (FSTP – Federal Skilled Trades Program)
  • Programa de Experiência Canadense (CEC – Canadian Experience Class)
  • Programa Provincial de Nomeação (PNP – Provincial Nominees Program)

 

 

Procedimento para Entrada Expressa

O procedimento para requerimento de Entrada Expressa no Canadá varia em alguns aspectos, dependendo do programa de imigração econômica para o qual o profissional estrangeiro é elegível, mas, de maneira geral, o processo pode ser classificado em quatro etapas principais:

 

  • Preparação
  • Envio
  • Seleção
  • Decisão

 

 

Preparação

O primeiro passo do processo envolve a preparação devida antes do envio do requerimento de Entrada Expressa ao governo canadense. Esta etapa geralmente inclui uma avaliação para determinar o programa específico de “imigração econômica” que um profissional estrangeiro com qualificação pode ser elegível (como pré-requisito da Entrada Expressa no Canadá). Na maioria dos casos, o requerente deverá comprovar proficiência em Inglês/Francês através de testes oficiais autorizados (como IELTS ou TEF). Ainda, pode ser necessário submeter seu diploma para análise de validade e equivalência a um diploma canadense (Educational Credential Assessment).

 

 

Envio

Após a preparação necessária, a segunda etapa do processo consiste no envio do requerimento de Entrada Expressa ao governo canadense. No requerimento (que é preenchido online), o candidato informa seus dados pessoais, incluindo as notas das avaliações de Inglês e/ou Francês, os resultados da Educational Credential Assessment (solicitação de equivalência a um diploma canadense), se necessário, e outras informações acerca de sua experiência profissional, competências, etc. O candidato também deve realizar um cadastro junto ao Banco de Empregos do Canadá dentro do período de 30 dias após o preenchimento do requerimento de Entrada Expressa, exceto quando este já possui uma oferta de emprego qualificado no Canadá. Um membro oficial do governo canadense irá analisar as informações fornecidas no requerimento e conceder a pontuação do candidato (CRS – Comprehensive Ranking System) com base em diversos critérios. Se a autoridade governamental entender que o candidato está apto a atender aos critérios de elegibilidade para algum dos programas de imigração econômica em que se aplica a Entrada Expressa ao Canadá, o requerimento do candidato será, então, incluído no rol de candidatos potenciais à imigração canadense.

 

 

Seleção

A seleção de um profissional estrangeiro com qualificação para Entrada Expressa no Canadá, dentro do rol de candidatos à imigração canadense, pode ocorrer durante a terceira etapa do processo caso este: (1) receba de um empregador no Canadá uma oferta de emprego qualificado; ou (2) receba de uma província ou território canadense uma nomeação através do Programa Provincial de Nomeação (PNP – Provincial Nominees Program); ou (3) está entre os candidatos com maior pontuação no rol de Entrada Expressa. Quando um candidato é selecionado para o programa de Entrada Expressa, este recebe do governo canadense um convite oficial de inscrição (ITA – Invitation to Apply) para um visto de residência permanente no Canadá. Após a emissão do convite (ITA), o profissional estrangeiro possui até 60 dias para enviar ao governo do Canadá sua inscrição completa para o visto de residência permanente no Canadá, juntamente à documentação obrigatória e comprovação do pagamento de taxas.

 

 

Decisão

Na quarta e última etapa do processo de Entrada Expressa, o candidato é notificado, normalmente dentro do período de seis meses, sobre a decisão do governo canadense acerca da inscrição para o visto de residência permanente no Canadá. Se tudo correr bem, o governo canadense irá aprovar o candidato e seus familiares elegíveis para Entrada Expressa no Canadá e conceder a este(s) a permissão de residência permanente.

 

 

Imigração Canadense mais simples do que nunca

O time de profissionais da Become A Canadian se dedica para tornar simples a imigração ao Canadá através do novo sistema de Entrada Expressa, além de se esforçar constantemente para que o seu processo de imigração Canadense avance o mais rapidamente possível. Inicialmente, um de nossos Consultores de Imigração irá realizar uma avaliação especializada do seu requerimento de Entrada Expressa. Caso o resultado de sua avaliação demonstre que você está apto ao programa e atende aos requisitos de elegibilidade de Entrada Expressa, nossos Consultores de Imigração poderão utilizar sua bagagem de experiência e conhecimento do processo para orientá-lo sobre a preparação e envio adequado do seu requerimento ao governo canadense. Tão logo o governo canadense envie a você o convite de submissão do requerimento (ITA – Invitation to Apply), nossos profissionais poderão, ainda, ajuda-lo a preencher e submeter de maneira correta a sua inscrição oficial para o visto de residência permanente no Canadá. Para saber se você e sua família são elegíveis à Entrada Expressa no Canadá, clique aqui!