Programa Federal de Profissionais Qualificados (FSWP)
O Programa Federal de Profissionais Qualificados (FSWP – Federal Skilled Worker Program) foi criado para que profissionais estrangeiros com qualificação possam mudar para o Canadá e usar seu conhecimento e competências para contribuir para a economia canadense. Este programa destina-se a pessoas de todo o mundo que possuam pelo menos um ano de experiência profissional remunerada e de tempo integral durante os últimos 10 anos, em alguma das diversas áreas disponíveis que geralmente, requerem ensino superior. Muitas das profissões com alta demanda no país são das áreas de negócios, educação, finanças, saúde, administração e tecnologia.
Exemplos de profissões com alta demanda no Canadá que são elegíveis para o programa incluem: contadores, arquitetos, fonoaudiólogos, egenheiros químicos, egenheiros civis, programadores de computadores, gerentes de construção, dentistas, engenheiros eletricistas, professores de ensino fundamental, analistas financeiros, gerentes de recursos humanos, agrimensores, gestores na área de saúde, engenheiros mecânicos, terapeutas ocupacionais, egenheiros de petróleo, farmacêuticos, médicos, fisioterapeutas, profissionais nas áreas de propaganda, marketing e relações públicas, enfermeiros registrados e enfermeiros especializados na área psiquiátrica, diretores e administradores de estabelecimentos de ensino, professores de ensino médio, engenheiros e designers de software, professores universitários. Essas e diversas outras profissões de categorias 0, A e B conforme a Classificação Nacional de Ocupações (NOC) do Canadá podem qualificar para o FSWP.
Existem duas razões principais pelas quais o governo canadense deseja profissionais altamente qualificados para o Canadá. Primeiramente, muitas das pessoas que trabalham no Canadá ocupando atualmente estas posições estão se aposentando e deixando o mercado de trabalho canadense, e esse movimento tende a manter-se ativo por muitos anos. Em segundo lugar, embora as pessoas que morem no Canadá tendam a possuir um bom nível de educação, não há pessoas suficientes estudando para estas carreiras com alta demanda. Desta forma, o Programa Federal de Profissionais Qualificados (FSWP) visa oferecer residência permanente no Canadá para os profissionais estrangeiros que estejam aptos a preencher estas posições e contribuir para o crescimento da economia do país.
Principais Critérios de Elegibilidade
O Programa Federal de Profissionais Qualificados (FSWP) é um programa de imigração canadense baseado em pontos, no qual os pontos são atribuídos a diversos fatores considerados importantes para que um profissional estrangeiro com qualificação seja bem-sucedido após imigrar ao Canadá. Você deve receber no mínimo 67 de um total 100 pontos possíveis, e atender a outros critérios para ser elegível ao programa. Os pontos são concedidos com base no seu domínio de Inglês e/ou Francês, nível de educação, experiência profissional em alguma das áreas elegíveis (categorizadas nos níveis 0, A ou B pela Classificação Nacional), idade, oferta de emprego qualificado no Canadá e adaptabilidade. Para avaliar a sua proficiência em Inglês e/ou Francês, você precisará realizar uma prova oficial, como o IELTS (para Inglês) e o TEF (para Francês). Também será necessário submeter seu diploma á análise de validade e equivalência a um título canadense (Educational Credential Assessment). Como em todos os demais programas de imigração canadense, você deverá atender aos requisitos de saúde e boa conduta, além de atender a outros critérios adicionais de elegibilidade.
Caso você cumpra com os requisitos de elegibilidade para o Programa Federal de Profissionais Qualificados (FSWP), você poderá estar apto a candidatar-se ao sistema de imigração canadense denominado Entrada Expressa A Entrada Expressa (Express Entry) foi lançada em 1o. de janeiro de 2015 como uma forma mais rápida e eficiente de selecionar os candidatos melhor qualificados, para que estejam nas melhores condições para trabalhar em suas áreas logo ao chegar ao país. A maioria dos candidatos a imigração canadense através do sistema Entrada Expressa, aos quais sejam emitidos um convite oficial para requerer o visto de residência permanente (ITA), é notificada da decisão do governo dentro de apenas 6 meses após submterem seus requerimentos, devidamente completos, ao Governo do Canadá. Para saber se você é elegível ao sistema de Entrada Expressa ao Canadá através do Programa Federal de Profissionais Qualificados (FSWP), clique aqui!